sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Kate Winslet

(Foto tirada no tapete vermelho na noite do Oscar 2009. "Kate Winslet, vencedora do Oscar de Melhor Atriz, veste Yves Saint Laurent com bracelete e brincos de diamantes Chopard").
x
Há mais de 10 anos acompanho o magnífico trabalho desta atriz e agora resolvi dedicar algumas linhas a ela.
x
Kate Elizabeth Winslet nasceu em 5 de outubro de 1975 em Reading, no Condado de Berkshire, no Reino Unido. Ela tornou-se mundialmente conhecida pelo filme "Titanic" e atuou também em diversos outros filmes de prestígio.
x
Kate estreou no cinema no filme "Almas Gêmeas", em 1994, no qual desbancou várias atrizes que competiam pelo papel de Juliet. Depois participou do prestigiado filme "Razão e Sensibilidade", em 1995. Emocionou o público ao protagonizar, ao lado de Leonardo DiCaprio, o filme "Titanic", de 1997. Atuou em seguida nos filmes "O Expresso de Marrakesh" (1998) e "Fogo Sagrado" (1999), quando provou que tinha talento para interpretar qualquer personagem e não só mocinhas românticas. Sem medo de nudez, participou do filme "Contos Proibidos do Marquês de Sade" (2000) e, logo a seguir, em 2001, fez a jovem escritora Iris Murdoch no filme "Iris". Mostrou também que não tinha medo de filmes que criticam a sociedade estadunidense e atuou em "A Vida de David Gale" (2003), que fala sobre a pena de morte. Em 2004, fez "Em Busca da Terra do Nunca", no qual contracenou com Johnny Depp. Junto com Jim Carrey, deu vida a uma mulher totalmente diferente de suas personagens anteriores, no filme "Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças", em 2004. Em 2005, participou do seu primeiro musical, "Romance e Cigarros" e, em 2006, participou de sua primeira comédia romântica, "O Amor Não Tira Férias". No mesmo, ano firmou-se como atriz talentosa com seu papel em "Pecados Íntimos", no qual interpretou uma mãe infeliz e infiel.
x
Em 2008, Kate lançou dois novos filmes: "Foi apenas um Sonho", que traz de volta um dos casais mais famoso do cinema, ela e Leonardo DiCaprio, protagonistas de "Titanic" e "O Leitor", em que faz uma mulher que é condenada por crimes horríveis e que teve um caso amoroso com um adolescente . O primeiro lhe rendeu o Globo de Ouro de melhor atriz e o segundo o BAFTA de melhor atriz, o Globo de Ouro de melhor atriz coadjuvante e o Oscar de melhor atriz em 2009.
x
Quando fez uma participação no seriado "Extras", em que interpretava ela mesma, Kate dizia ironicamente que "se você faz um filme sobre o Holocausto, seu Oscar é garantido". Em "O Leitor" ela interpreta uma segurança da SS e levou a estatueta, após cinco derrotas, o que a tornou a atriz mais jovem a receber cinco indicações ao Oscar antes dos 31 anos de idade.
x
Irônica, franca e sem travas, Kate Winslet é uma saudável exceção no mundo pasteurizado de Hollywood. Kate também é conhecida pelos nomes de English Rose e Corset Kate.
x
Infelizmente, por algum motivo inexplicável, não consegui incorporar os trailers dos dois filmes que renderam prêmios para Kate em 2009, por tal motivo disponibilizo aqui os endereços dos vídeos no youtube e gostaria muito que assistissem.
x
"Revolutionary Road"
("Foi apenas um sonho")
x
x x
x
"The Reader"
("O Leitor")
x
x
Fontes: Wikipedia e Folha de São Paulo.

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Resposta


Resposta à "carta": "Aquele Anjo"




****************

Bom, sei que está falando de mim mesmo, então vamos lá...(não disse que sou autêntico?? Esta palavra ainda tem acento ou caiu também???)

Bom, no início pensei: ai que texto grande. Mas logo que percebi que, pelo menos 95% dele havia sido escrito por você, me animei, pois já disse um milhão de vezes - seus textos são muito melhores do que os que você copia por aí (claro que sempre com referências).

Para a senhorita que não se lembra, foi no dia 18 de fevereiro de 2008. Neste dia nos mudávamos para Brasília, carregando um saco dos infernos contendo todo tipo de tranqueira, inclusive um fogão. Como cansei... ai espera, fiquei fadigado só de lembrar... ufaa.
Eu me lembro da data exata, pois para mim foi um dia muito marcante. Sair da acolhedora, e grande, cada dos pais para ir morar com uma amiga, uma pessoa especial e mais um gato em 28m², me parecia uma experiência e tanto.
Com o passar dos tempos e te conhecendo melhor, tive a certeza que sim, seria uma experiência e tanto e tanto e tanto e tanto...rss

Da risada escandalosa, aos traumas de aspirador de pó, panela de pressão e arroz, fui conhecendo cada mania, cada gosto, cada coisa legal e cada coisa irritante.
Sou chato de data de nascimento o que me leva a ser uma pessoa muito irritante e exigente.
Confesso e reconheço que acabei te ensinando muitas coisas, mas declaro que também aprendi muitas, mais do que você possa imaginar, mas claro que não fico contanto, pois não seria eu...rs.

Fomos morar jutos com um objetivo e graças a Deus o conquistamos, com muito suor, esforço e claro, brigas, caras viradas, almoços às cinco da tarde, etc.
Juntos nos conhecemos melhor e conhecemos o mundo melhor. Claro que eu não teria conseguido nada disso sem você. Cada um de nós, foi para o outro (e ainda estamos sendo) o braço que falta em um, a perna que falta em outro, o neurônio que falta nos dois, e assim, juntos conseguimos andar grande caminho, driblar vários obstáculos e vencer muitos desafios.

Quem diria que de Padre Dino, estaria com uma bela casa toda montada e em menos de um ano???
Brigo mesmo porque meu corpo sente necessidade disso, mas me desculpe pelas grosserias. Como você mesma já sabe e diz, só brigo com quem amo, os outros eu ignoro.

Não se esqueça nunca que você é muito mais capaz do que pensa e que não é inferior a ninguém.
Comece a pensar em abrir o coração para pessoas com as quais você jamais perderá a ligação e gargalhe sempre, só tomando cuidado com o ambiente né? Rs
Fico extremamente feliz por saber que você ainda me ama e repito, não teria conseguido nada disso sem você.
y
Muito obrigado por tudo que fez e faz em minha vida. Mesmo hoje, morando ainda juntos, só que não mais em Brasília - consequência da nossa vitoriosa luta - cada dia que passa é um aprendizado, um crescimento e vamos conquistar muito mais.

PS.: Não podemos nos esquecer jamais da pessoa que abriu as porta da sua casa da mesma forma que abriu o coração, e com a nobreza de sempre, sem esperar nada em troca, tornou tudo isso possível. Muito obrigado, eternamente.

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Cerrado


Ainda na minha última ida ao Planalto Central, observando com maior interesse tudo que há por lá, dei atenção redobrada ao cerrado, esse bioma pouco conhecido e alvo de preconceito por sua aparência feiosa.

Poucos sabem como sua fauna e flora são ricas, o que o torna um dos biomas mais importantes do mundo e o segundo maior do Brasil, mas o primeiro em biodiversidade.
Abaixo segue um texto extraído da página
http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=961&sid=2 , que foi escrito por Denise Morais e dá uma ótima ideia do que é o cerrado e suas características. (contém aqui raras alterações).

Ps.: as partes que acho mais interessantes, estão na cor preta.

********
O cerrado constitui o segundo maior bioma do país. Ele ocupa cerca de dois milhões de km2, abrangendo os estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, o Distrito Federal e partes de São Paulo, Minas Gerais, Maranhão, Piauí e Bahia. Isso representa cerca de 25% do território nacional.
É a savana brasileira. Possui solo pobre em nutrientes e vegetação normalmente baixa, com plantas esparsas de aparência seca. Duas estações bem marcadas caracterizam o cerrado: inverno seco e verão chuvoso. Neste ambiente vivem muitas espécies da fauna, inclusive bichos ameaçados de extinção. E o bioma ainda guarda outras surpresas: bacias hidrográficas e chapadões, relevo característico da região central do Brasil.


FAUNA
De acordo com dados do Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), na região do cerrado podem ser encontradas 67 espécies de mamíferos, 837 de aves, 120 de répteis e 150 de anfíbios. Para termos uma ideia dos mamíferos que por lá vivem, podemos citar o macaco-prego, o sagui, o rato do mato, a anta, a capivara, o veado campeiro e a onça-pintada. Falando dos mamíferos ameaçados de extinção, podemos citar o tamanduá-bandeira, o tatu-canastra e o lobo-guará.
Voando pelo céu do cerrado estão papagaios, tucanos, gaviões e sabiás. São moradoras de lá também seriemas, gralhas e codornas.
Entre os répteis característicos deste bioma estão a jararaca, a cascavel, a sucuri e também
cágados, jabutis e lagartos.


VEGETAÇÃO
São cerca de doze mil espécies vegetais. Como dissemos no início do texto, a vegetação apresenta algumas características gerais: ela é normalmente baixa, com plantas esparsas e aparência seca. Entretanto, como se trata de uma área muito grande, que conta, por exemplo, com variações de relevo, podemos definir alguns tipos diferentes de vegetação que fazem parte deste mesmo bioma. Dentro do que se chama cerrado brasileiro podem ser encontrados cerradões, campos limpos, campos sujos, campos cerrados, cerrados no sentido amplo, cerrados no sentido restrito, matas secas e matas de galeria ou ciliares.
O cerradão é um tipo mais denso de vegetação, no qual podem ser encontradas árvores mais altas, com até quinze metros de altura. Campos limpos são as áreas sem mata, cobertas de gramíneas. São terrenos planos, vales e colinas. Nos campos sujos predominam arbustos espaçados. As árvores aparecem ainda mais distantes uma das outras nos campos cerrados, onde, assim como nos campos limpos, predominam as gramíneas. Os campos cerrados constituem um dos ambientes mais prejudicados por queimadas no Cerrado.
A divisão entre campos de sentido amplo e campos de sentido restrito parece curiosa não é? Com certeza chamou sua atenção porque esses nomes não parecem ter muito a ver com classificação de vegetais... Mas eles não poderiam ser mais adequados: os campos de sentido amplo são aqueles que apresentam reunidas todas as formações vegetais do Cerrado; já os campos de sentido restrito caracterizam-se por um único tipo de vegetação, que se reduz a árvores baixas, retorcidas e inclinadas.
Nas matas secas, estão concentradas árvores que perdem suas folhas nos períodos mais secos. Isso não acontece nas matas de galeria ou ciliares, que aparecem próximas a córregos e riachos. Nas matas de galeria, a vegetação permanece verde por todo o ano.
Lembra da aparência seca das plantas? Pois é, as árvores e os arbustos têm que driblar o período mais seco no cerrado. E como fazem isso? Bem, a maior parte destas plantas de troncos e galhos retorcidos possuem mecanismos de adaptação a este ambiente árido. É comum, por exemplo, árvores com raízes profundas, as quais permitem atingir mais facilmente o lençol freático, reservatório subterrâneo de água. Além disso, muitas espécies vegetais apresentam caules de cascas mais grossas e folhas espessas, o que evita a perda de água.
São árvores características da região a sucupira, a copaíba, a peroba-do-campo e o ipê de cores variadas, como: amarelo, roxo e branco.


SOLO
O solo do Cerrado é pobre em nutrientes, mas rico em ferro e alumínio. Ele é profundo, de cor vermelha amarelada, arenoso, permeável e com baixa fertilidade natural. A superfície tem pouca capacidade de absorver água. Entretanto, por baixo deste solo de antiga formação, está uma grande reserva de água.


RELEVO
No Cerrado são comuns duas formações de relevo: os terrenos planos e as chapadas, planaltos que se caracterizam pela presença de esplanadas nos seus topos. Apenas cerca de 10% das áreas de cerrado possuem mais de 900 metros de altura. Fazem parte desse grupo alguns pontos da Serra do Espinhaço, como o Pico do Itacolomi, com 1.797 metros de altitude, e da Serra da Caraça, como o Pico do Sol, com 2.070 metros. Em termos de altura, também se destacam alguns planaltos da Chapada dos Veadeiros, que chegam a atingir 1.700 metros.


ÁGUA
Muitos rios nascidos em outras regiões cortam o Cerrado. Alguns dos mais importantes rios brasileiros nascem mesmo na região. Esses rios estão agrupados em três bacias hidrográficas localizadas na área do bioma: a do rio Tocantins, a do rio São Francisco e a do rio da Prata.
No entanto, a existência de rios não garante um ambiente onde a água seja um recurso visivelmente abundante. Passeando pelo Cerrado e observando a paisagem, você não vai se deparar com grandes quantidades de água na superfície. Para achar a grande reserva hídrica, é necessário ir fundo, em camadas mais profundas do solo. Como você já viu, é lá que está o grande reservatório de água deste bioma - os lençois freáticos. Deles as plantas retiram a água necessária em períodos de seca. Além disso, a construção de poços permite o uso desta água na irrigação.


CLIMA
O clima é chamado tropical sazonal. É quente e quase não venta no cerrado. A temperatura média anual varia entre 21ºC e 27ºC. Relembrando, a região apresenta uma divisão bem definida em relação ao clima e ao regime de chuvas. Entre maio e setembro o Cerrado permanece seco; de outubro a abril chove bastante.
No período seco, em alguns locais, a vegetação pega fogo espontaneamente. Esta queimada “natural” das plantas é algo que acontece de forma regular e que passou a condicionar a vida da flora. Existem algumas espécies de vegetais, por exemplo, que só florescem após o período de queimadas. Nós poderíamos pensar: mas se queima tudo, como elas sobrevivem para florescer depois? Bom, isso acontece por conta das raízes profundas e caules subterrâneos das árvores, que garantem sua sobrevivência mesmo com a superfície do solo em cinzas.

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Doce de queijo em calda

Bom, na minha última – e ótima – viagem a Brasília, na qual fui com uma querida amiga que fiz aqui em São Paulo, conhecemos muitas coisas novas, andamos muito, nos queimamos no sol, cansamos, comemos, bebemos, rimos...

No dia de voltarmos para a terra da garoa, uma pessoa querida, em cuja casa ficamos hospedados no Planalto Central, nos ofereceu um delicioso doce de queijo em calda, que eu, inclusive, já conhecia da época da minha infância e amo muito. Eis que a minha amiga paulistana, com cara de nojo e tudo mais, se recusou ferrenhamente a PROVAR o doce, tradicional em Goiás e Minas Gerais e dado pela mãe do anfitrião, que é mineira e atualmente reside na capital goiana.

A amiga se recusou a provar argumentando que, além de nunca ter ouvido falar no tal doce, tinha bem definido em sua cabeça que queijo é algo salgado, e transformá-lo em doce é algo inadmissível e por isso até repugnava o delicioso doce.

Penso que as pessoas devem sempre estar abertas a novas experiências, e deixar o pré-conceito de lado. O normal seria provar, que fosse uma pontinha, para depois ter certeza de se gosta ou não, mas, enfim, cada cabeça, uma sentença.
yyy
Para os adoradores desse prato ou para os curiosos, clique no link abaixo e confira uma ótima receita do doce de queijo em calda.
yyy