sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Cerrado


Ainda na minha última ida ao Planalto Central, observando com maior interesse tudo que há por lá, dei atenção redobrada ao cerrado, esse bioma pouco conhecido e alvo de preconceito por sua aparência feiosa.

Poucos sabem como sua fauna e flora são ricas, o que o torna um dos biomas mais importantes do mundo e o segundo maior do Brasil, mas o primeiro em biodiversidade.
Abaixo segue um texto extraído da página
http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=961&sid=2 , que foi escrito por Denise Morais e dá uma ótima ideia do que é o cerrado e suas características. (contém aqui raras alterações).

Ps.: as partes que acho mais interessantes, estão na cor preta.

********
O cerrado constitui o segundo maior bioma do país. Ele ocupa cerca de dois milhões de km2, abrangendo os estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, o Distrito Federal e partes de São Paulo, Minas Gerais, Maranhão, Piauí e Bahia. Isso representa cerca de 25% do território nacional.
É a savana brasileira. Possui solo pobre em nutrientes e vegetação normalmente baixa, com plantas esparsas de aparência seca. Duas estações bem marcadas caracterizam o cerrado: inverno seco e verão chuvoso. Neste ambiente vivem muitas espécies da fauna, inclusive bichos ameaçados de extinção. E o bioma ainda guarda outras surpresas: bacias hidrográficas e chapadões, relevo característico da região central do Brasil.


FAUNA
De acordo com dados do Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), na região do cerrado podem ser encontradas 67 espécies de mamíferos, 837 de aves, 120 de répteis e 150 de anfíbios. Para termos uma ideia dos mamíferos que por lá vivem, podemos citar o macaco-prego, o sagui, o rato do mato, a anta, a capivara, o veado campeiro e a onça-pintada. Falando dos mamíferos ameaçados de extinção, podemos citar o tamanduá-bandeira, o tatu-canastra e o lobo-guará.
Voando pelo céu do cerrado estão papagaios, tucanos, gaviões e sabiás. São moradoras de lá também seriemas, gralhas e codornas.
Entre os répteis característicos deste bioma estão a jararaca, a cascavel, a sucuri e também
cágados, jabutis e lagartos.


VEGETAÇÃO
São cerca de doze mil espécies vegetais. Como dissemos no início do texto, a vegetação apresenta algumas características gerais: ela é normalmente baixa, com plantas esparsas e aparência seca. Entretanto, como se trata de uma área muito grande, que conta, por exemplo, com variações de relevo, podemos definir alguns tipos diferentes de vegetação que fazem parte deste mesmo bioma. Dentro do que se chama cerrado brasileiro podem ser encontrados cerradões, campos limpos, campos sujos, campos cerrados, cerrados no sentido amplo, cerrados no sentido restrito, matas secas e matas de galeria ou ciliares.
O cerradão é um tipo mais denso de vegetação, no qual podem ser encontradas árvores mais altas, com até quinze metros de altura. Campos limpos são as áreas sem mata, cobertas de gramíneas. São terrenos planos, vales e colinas. Nos campos sujos predominam arbustos espaçados. As árvores aparecem ainda mais distantes uma das outras nos campos cerrados, onde, assim como nos campos limpos, predominam as gramíneas. Os campos cerrados constituem um dos ambientes mais prejudicados por queimadas no Cerrado.
A divisão entre campos de sentido amplo e campos de sentido restrito parece curiosa não é? Com certeza chamou sua atenção porque esses nomes não parecem ter muito a ver com classificação de vegetais... Mas eles não poderiam ser mais adequados: os campos de sentido amplo são aqueles que apresentam reunidas todas as formações vegetais do Cerrado; já os campos de sentido restrito caracterizam-se por um único tipo de vegetação, que se reduz a árvores baixas, retorcidas e inclinadas.
Nas matas secas, estão concentradas árvores que perdem suas folhas nos períodos mais secos. Isso não acontece nas matas de galeria ou ciliares, que aparecem próximas a córregos e riachos. Nas matas de galeria, a vegetação permanece verde por todo o ano.
Lembra da aparência seca das plantas? Pois é, as árvores e os arbustos têm que driblar o período mais seco no cerrado. E como fazem isso? Bem, a maior parte destas plantas de troncos e galhos retorcidos possuem mecanismos de adaptação a este ambiente árido. É comum, por exemplo, árvores com raízes profundas, as quais permitem atingir mais facilmente o lençol freático, reservatório subterrâneo de água. Além disso, muitas espécies vegetais apresentam caules de cascas mais grossas e folhas espessas, o que evita a perda de água.
São árvores características da região a sucupira, a copaíba, a peroba-do-campo e o ipê de cores variadas, como: amarelo, roxo e branco.


SOLO
O solo do Cerrado é pobre em nutrientes, mas rico em ferro e alumínio. Ele é profundo, de cor vermelha amarelada, arenoso, permeável e com baixa fertilidade natural. A superfície tem pouca capacidade de absorver água. Entretanto, por baixo deste solo de antiga formação, está uma grande reserva de água.


RELEVO
No Cerrado são comuns duas formações de relevo: os terrenos planos e as chapadas, planaltos que se caracterizam pela presença de esplanadas nos seus topos. Apenas cerca de 10% das áreas de cerrado possuem mais de 900 metros de altura. Fazem parte desse grupo alguns pontos da Serra do Espinhaço, como o Pico do Itacolomi, com 1.797 metros de altitude, e da Serra da Caraça, como o Pico do Sol, com 2.070 metros. Em termos de altura, também se destacam alguns planaltos da Chapada dos Veadeiros, que chegam a atingir 1.700 metros.


ÁGUA
Muitos rios nascidos em outras regiões cortam o Cerrado. Alguns dos mais importantes rios brasileiros nascem mesmo na região. Esses rios estão agrupados em três bacias hidrográficas localizadas na área do bioma: a do rio Tocantins, a do rio São Francisco e a do rio da Prata.
No entanto, a existência de rios não garante um ambiente onde a água seja um recurso visivelmente abundante. Passeando pelo Cerrado e observando a paisagem, você não vai se deparar com grandes quantidades de água na superfície. Para achar a grande reserva hídrica, é necessário ir fundo, em camadas mais profundas do solo. Como você já viu, é lá que está o grande reservatório de água deste bioma - os lençois freáticos. Deles as plantas retiram a água necessária em períodos de seca. Além disso, a construção de poços permite o uso desta água na irrigação.


CLIMA
O clima é chamado tropical sazonal. É quente e quase não venta no cerrado. A temperatura média anual varia entre 21ºC e 27ºC. Relembrando, a região apresenta uma divisão bem definida em relação ao clima e ao regime de chuvas. Entre maio e setembro o Cerrado permanece seco; de outubro a abril chove bastante.
No período seco, em alguns locais, a vegetação pega fogo espontaneamente. Esta queimada “natural” das plantas é algo que acontece de forma regular e que passou a condicionar a vida da flora. Existem algumas espécies de vegetais, por exemplo, que só florescem após o período de queimadas. Nós poderíamos pensar: mas se queima tudo, como elas sobrevivem para florescer depois? Bom, isso acontece por conta das raízes profundas e caules subterrâneos das árvores, que garantem sua sobrevivência mesmo com a superfície do solo em cinzas.

11 comentários:

Osório Filho disse...

Que indo! :)

Anônimo disse...

Hmmmmm...Gostei do resumo q vc fez! hehehe O texto original é mto grande =P Mas hein, q maravilha é ter feito turismo hã...puxa, olha q beleza de lugar...e deve ter mto mais né? =P Temos q valorizar meeesmo o q temos por aqui no Cerraaaado =) Hey, gostei do blog viu? E sinto falta de conversar com vc...Bjoos...

Vitor Veríssimo disse...

poxa renata..fico hiper feliz q ver vc por aq e de ler essas palavras....adoro falar com vc tb...mil bjus

Thayze Darnieri disse...

... discordo da "aparência feiosa", o cerrado é maravilhosamente liindo! =)mais ainda qdo tem conhecimento da curiosa forma qe ele tem para sobreviver.

Unknown disse...

E que céu...maravilhoso!

Vitor Veríssimo disse...

obrigado pela observação...depois de postado q me toquei q tinha esquecido esse fato importantissimo

Unknown disse...

Eu moro no cerrado....
Muito bom o texto!
Bem simples e objetivo.

É geralmente é assim.
Damos valor depois que perdemos.
E o cerrado tem muitas coisas belas.

Bem que você podia voltar pro Cerrado né.
hauhauhauhuaha

railer disse...

é um lugar que eu gostaria de conhecer!

Unknown disse...

muito bom.O melhor site sobre o cerrado que eu ja achei.Eu tava com um trabalho sobre o cerrado eu tenho 11 anos né peguei tudo resumi fico muito bom ,valew ae pelo site.

Unknown disse...

muito bom.O melhor site sobre o cerrado que eu ja achei.Eu tava com um trabalho sobre o cerrado eu tenho 11 anos né peguei tudo resumi fico muito bom ,valew ae pelo site.

Tânia Ávila disse...

OI Vitor, gostei do seu blog. Nasci no cerrado, cresci no cerrado, colhi frutos do cerrado e fico triste, muito triste quando vejo o cerrado tombado. O cerrado foi invadido como sendo terra de ninguém e o impacto agora é sentido. Parabéns.

Tânia Ávila novaotica.blogspot.com