sexta-feira, 5 de junho de 2009

Fecho Ecler

Um zíper ou fecho-de-correr (também chamado no Brasil de fecho ecler e em Portugal de fecho éclair) é um fecho de correr utilizado em diversas peças de vestuário e acessórios, feito de dois “cadarços” com dentes, geralmente, metálicos que se encaixam por ação de um cursor.

Em 1893, W. Litcomb Judson, de Chicago – EUA, patenteou um sistema de fecho que era feito de ganchos e fendas que se agarravam para abrir e fechar. Ainda era um esboço do que conheceríamos mais tarde como zíper. Só em 1913, Gideon Sundback, um sueco trabalhando nos EUA, desenvolveu as ideias de Judson e produziu um fecho semelhante só que sem os ganchos pontiagudos, usando no lugar "dentes" de metal. No começo, esse tipo de fecho era usado para bolsinhas que guardavam tabaco e dinheiro. Em 1917, a Marinha estadunidense começou a fabricar casacos que usavam o zíper na frente. Quem batizou o zíper de "zipper" foi B.G. Worth. Elsa Schiaparelli foi uma das primeiras estilistas a usar o zíper na moda, no início da década de 1930.
Em Portugal adotou-se a expressão "fecho éclair", vinda do francês fermeture Éclair, que se refere ao nome da sociedade detentora do registro da marca, Éclair Prestil SN.
A verdade é que todos têm um fecho ecler em casa e acredito que a grande maioria desconhece sua história, fora você, que acaba de aprender mais um pouco no Talvez Útil.

Onde sapiei: Wikipédia (com alterações)

9 comentários:

Osório Filho disse...

Nunca tinha parado para pensar no zíper... nem sabia que podia ser chamado de fecho-ecler... :O

Foi ótimo saber da história dessa coisa tão útil e que usamos todo santo dia!!! \o/

Thayze Darnieri disse...

eita, sei lá..
achava qe fecho ecler era uma coisa diferente de zíper!
vivendo e aprendeendo. =)

Vitor Veríssimo disse...

Então, aposto que vc ja ouviu eu falando fecho ecler....as vezes eu uso isso para me referir a ziper....

DiNhO disse...

Huuum!

Cuma!?

Que?

kkkkkkkkkkkkk

Thayze Darnieri disse...

... sabe aquele negócio qe gruda um no outro, qe tem em sandália, qe faz barulho quando puxa, qe perde a "cola" por excesso de uso.. sabe?
então, era isso qe eu achava qe era fecho ecler! como chama isso?

Remi disse...

Nossa! Finalmente entendi minha piada da peça do ano passado!
Tipo, tinha uma cena que uma Marqueza aparecia, aí ela se apresentava "Oi, eu sou a Marqueza de Fechecler" aí eu ia cumprimentá-la e eu dizia "Muito prazer, Marqueça de Braguilha", só que eu nunca tinha entendido! O meu professor falou: "vai ser engraçado, as pessoas da plateia vão entender" e eu tipo... -oiq\ Mas fiz a piada de qualquer jeito. Finalmente tudo fez mais sentido agora! *-*

Vitor Veríssimo disse...

Então, "aquele negócio qe gruda um no outro, qe tem em sandália, qe faz barulho quando puxa, qe perde a "cola" por excesso de uso.." se chama VELCRO.... e é um dos próximos assuntos do Talvez Útil, já estava sendo preparado.

Vitor Veríssimo disse...

Remi, as pessoas entenderam??? elas riram???

Remi disse...

As pessoas entenderam e riram!! Eu achei incrível! Porque eu mesmo estava fazendo pessoas rirem e eu não sabia como!! ^^'

Nossa, "velcro" é uma palavra que eu NUNCA lembro!! (e por sinal, sempre falo do jeito que a Thayze falou aí em cima "aquele negócio que nós colamos um no outro" e as pessoas sempre olham pra minha cara com uma cara de ponto de interrogação!!)