segunda-feira, 15 de junho de 2009

Inverno


Teoricamente o inverno ainda não começou, faltam alguns dias, mas em algumas regiões do país já é possível sentir na pele essa emoção.
Para os amantes do frio, esta é de fato a mais charmosa estação do ano, então aproveitam a ocasião para renovar o armário, usar aqueles belos cachecóis e botas, realizar viagens românticas e jantares maravilhosos com vinho e à luz de velas, é claro. Já as pessoas mais avessas ao frio, julgam ser o inverno uma época morta, de muito sofrimento, principalmente ao amanhecer, quando grande parte da população inicia suas atividades diárias. Dizem ainda que o frio as desanimam e que só é bom para ficar sob edredons.
De fato o frio é algo que me agrada, concordo com o seu ar elegante e romântico, mas tenho que admitir que realmente é sacrificante levantar às 6:00h com 6º.
O Brasil é um país de proporções continentais, logo o inverno é sentido com diferentes intensidades pelo seu povo, dependendo da região na qual se encontram.
Segundo reza a mitologia grega, Zeus ordenou que Perséfone, sua filha com Deméter, ficasse seis meses com sua mãe e seis meses com Hades, o deus da escuridão. Deméter teria se entristecido, e por causa desses períodos em que ficaria longe de sua filha, teria se originado o outono e o inverno.
O inverno do hemisfério norte é chamado de "inverno boreal", e o do hemisfério sul é chamado de "inverno austral". O "inverno boreal" tem início com o solstício de inverno no hemisfério norte, que ocorre por volta de 21 de dezembro e termina com o equinócio de primavera, que acontece perto de 21 de março. O "inverno austral" tem início com o solstício de inverno no hemisfério sul, que ocorre por volta de 21 de junho, e termina com o equinócio de primavera, que acontece perto de 23 de setembro. Nestes movimentos de translação, alguns pontos da Terra ficam bem próximos ao sol, em contrapartida, outros ficam mais distantes. Na parte que está mais próxima ao sol, é verão; na mais distante, inverno e engloba parte dos meses de Dezembro, Janeiro, Fevereiro e Março no hemisfério norte, e Junho, Julho, Agosto e Setembro no hemisfério sul.
Durante essa estação, várias espécies de animais, principalmente de pássaros, migram para outras regiões mais quentes. Outros animais, como ursos, hibernam nesse período, reduzindo grandemente sua atividade metabólica. Em muitas regiões, pode ocorrer a incidência de neve e geadas.
O frio para algumas pessoas pode significar a morte, literalmente falando, então, ajude a amenizar o sofrimento de alguns cidadãos e doe cobertores e agasalhos, campanhas de recolhimento é o que não faltam.
.
.
Onde sapiei: Brasil Escola e Wikipédia

2 comentários:

Thayze Darnieri disse...

... curiosamente, hoje é o dia que o inverno inicia de verdade!

concordo com o charme, que por sinal anda me trazendo um pouco de diversão ao escolher a roupa para sair... e devo agradecer muito, por não precisar levantar todos os dias nas primeiras horas do dia, onde acredito que seja o periodo mais congelante.

Osório Filho disse...

Para mim, frio é sinônimo de ânimo, alegria, sono, romantismo, filminho, chocolate quente, bebidas quentes, vinho, comidinha, vontade de sair de casa, vontade de ficar em casa... Enfim, tudo de bom.
Ao contrário de muitas pessoas, para mim o frio me traz ânimo, vontade de fazer as coisas, o oposto de quando o sol racha e não dá vontade de fazer nada. Aff!
Aí sim.
Para mim, o único lugar que combina com MUITO POUCO sol é a praia. Mas confesso que amo estar na praia durante o inverno, como já fiz várias vezes.
Enfim, para mim o inverno é a estação ideal e sempre me lastimo de não o termos mais forte no Brasil como um todo, pois a neve, para mim, é das melhores sensações da Natureza.

É isso... E que venha o inverno também com mais força aqui para o DF. :)