quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Artrópodes




Vi outro dia em um desses programas de perguntas e respostas na TV o seguinte questionamento: Se somarmos as patas de uma formiga e de um aranha, qual será o resultado? Acertei a resposta, (até mesmo porque é de nível fácil) o que no jogo me renderia algo em torno de 20 mil reais, acho. Isso acabou por me remeter aos tempos de estudos biológicos da escola.
O assunto de hoje no Talvez Útil é artrópodes, com destaque para insetos e aracnídeos.
Ah! Se você não sabea resposta ou sabe mas gostaria de aperfeiçoar este estudo, leia o Talvez Útil até o fim.

Os invertebrados que possuem patas articuladas (nome formado pela união de Athros, que significa articulações e podes, que significa pés/patas) são conhecidos como artrópodes. Tem uma carapaça protetora externa, que é o seu esqueleto, formada por uma substância resistente e impermeável, chamada quitina, endurecida por conter muito carbonato de cálcio.
Ao crescer, o artrópode abandonam o esqueleto velho, pequeno, e fabrica outro, maior, o que ocorre várias vezes até que o ser atinja a fase adulta.
Os artrópodes, no entanto, não possuem apenas patas articuladas, mas sim todas as suas e extremidades, como as antenas e as peças bucais. Os seus membros inferiores são formados por partes que se articulam, ou seja, que se movimentam umas em relação às outras: os seus pés se articulam com suas pernas, que se articulam também com suas coxas, que também se articulam com os ossos do quadril.


Os artrópodes podem ser classificados em cinco classes principais, usando como critério o número de patas.
Insetos – seis patas – barata, formiga, mosquito (por ex.)
Aracnídeos – oito patas – aranha, escorpião (por ex.)
Crustáceos – dez patas – camarão, siri (por ex.)
Quilópodes – um par por seguimento – lacraia (por ex.)
Diplópodes – dois pares por seguimento – piolho de cobra (por ex.)

Insetos: São artrópodes com seis patas distribuída em três partes. Os insetos apresenta o corpo subdividido em cabeça, tórax e abdome.
Nas maioria das espécies, há dois pares de asas, mas há espécies com apenas um par e outros sem asas.
Na cabeça das insetos, podemos notar antenas, olhos e peças bucais.
Antenas: São utilizadas para a orientação. Todos insetos tem um par de antenas.
Olhos: os insetos possuem dois tipos de olhos:
- 2 olhos compostos, isto é, formados por várias unidades, que permite enxergar em várias direções ao mesmo tempo;
- 3 olhos simples, também conhecidos por ocelos.
Esse conjunto de olhos proporciona aos insetos uma excelente visão, o que os permitem enxergar coisas que não são visíveis ao homem.
Peças bucais: dotadas de articulação estão diretamente relacionadas com a alimentação. Assim, as peças bucais podem ser de vários tipos, conforme os hábitos alimentares dos insetos.
O tórax: é dividido em três partes; em cada uma delas prende-se um par de patas.
É ainda no tórax que se prendem as asas, existentes na maioria dos insetos. Quando ao número de asas , existem 3 tipos de insetos: sem asas, com um par de asas e com dois pares de asas.

Respiração dos insetos: Os insetos respiram por traquéias, pequenos canais que ligam as células do interior do corpo com o meio ambiente. Ao longo de todo o corpo de um inseto podem ser ver os estimas, pequenas manhas onde se abrem as traquéias.
Reprodução dos insetos: Os insetos são animais de sexos separados e ovíparos. Depois que os ovos são botados pelas fêmeas, eles se desenvolvem e formam um novo inseto.
Alguns insetos tem desenvolvimento direto: do ovo nasce uma forma jovem, que já tem o aspecto do adulto, embora menor. É, por exemplo, o caso da traça. O desenvolvimento da mosca é indireto: ela nasce diferente do adulto, e passa por mudanças na forma do corpo, enquanto se transforma de recém-nascida em adulta. Dizemos que a mosca sofre metamorfose. Todas as formas que tem aspecto diferente do adulto chama-se larvas. Nem todos os insetos apresentam metamorfose, mas ela ocorre na maioria deles. Você já deve ter visto as lagartas das borboletas: elas são larvas que se transformarão em borboletas adultas.
A borboleta bota o ovo em uma folha, e desse ovo nasce uma lagarta, que é a primeira forma de larva desses insetos. Em seguida, a lagarta se transforma, passando por outras formas de larva, até originar a borboleta adulta.
Classificação dos insetos: Existem aproximadamente 800 mil espécies de insetos, distribuídas por mais de 30 ordens. Um dos critérios usados para a classificação dos insetos é o número e a forma das asas.

Aracnídeos: os aracnídeos são representados pelas aranhas, pelos escorpiões, pelos carrapatos. Todos eles possuem um par de quelíceras e quatro pares de patas locomotoras.
As quelíceras são apêndices em forma de pinças, situados na parte anterior da cabeça.

Os aracnídeos não sofrem metamorfose. Seus corpos têm a mesma forma tanto na juventude quanto na fase adulta.
Outra característica importante dos aracnídeos é que eles têm a cabeça e o tórax numa peça só, chamada cefalotórax.

É fácil distinguir um aracnídeo de um inseto, pelo exame externo do corpo.
Os Aracnídeos podem ser distribuídas por 3 ordens, com base no aspecto externo do corpo.
Araneídeos englobam todas as espécies de aranhas, venenosas ou não.
Escorpionídeos, que reúne os escorpiões. O escorpião é um aracnídeo que provoca um certo receio nas pessoas, pelo seu aspecto e comportamento agressivo.
Ácaros, que são os carrapatos e alguns parasitas micróbicos.


Caso você queira saber mais sobre o assunto, entender mais ou estudar as outras três classes dos aracnídeos artrópodes entre no site indicado no "onde sapeei".

Onde sapeei: Brasil Escola

domingo, 20 de setembro de 2009

Olhe. Observe. Veja

             

             PENSE                PENSE
              PENSE             PENSE
               PENSE          PENSE
                PENSE       PENSE
                 PENSE    PENSE 
                  PENSE PENSE
                         PENSE

       












MUDE 

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Cor Branca e cor preta

Sempre gostei das cores branca e preta, fisicamente falando principalmente.
Branco

A cor branca, ou simplesmente o branco, é a junção de todas as cores do espectro de cores. É definida como "a cor da luz”, em cores-luz, ou como "a ausência de cor", em cores-pigmento. É a cor que reflete todos os raios luminosos, não absorvendo nenhum e por isso aparecendo como clareza máxima.
O branco é a cor do fundo desta página. O Código hexadecimal para a cor branca pura é #FFFFFF.
O dióxido de titânio é o composto utilizado como pigmento na industria como corante para o a cor Branca e sua aplicação vai desde tintas, esmalte e papel até em cerâmicas e produtos alimentares. Quase tudo que a indústria moderna utiliza para dar cor branca a em algo, é quase certo que a base do pigmento branco é o dióxido de titânio.
O prefixo grego para branco é Leuko-, usado por exemplo em leucócito.
A cor branca está associada à paz, calma, ordem, limpeza e outras conotações positivas, na cultura ocidental.

Preto

A cor preta ou negra é a mais escura do espectro de cores. É definida como "a ausência de luz", em cores-luz, ou como "a mistura de todas as cores", em cores-pigmento. É a cor que absorve todos os raios luminosos, não refletindo nenhum e por isso aparecendo como desprovida de clareza. O código hexadecimal da cor preta é #000000. O prefixo latino para negro é niger, como Nigéria. A cor negra está associada a morte, trevas, mal e outras conotações negativas, na cultura ocidental. O mesmo não acontece em algumas culturas orientais onde a cor do luto não é o preto, mas sim o branco. A cor preta sugere: silêncio, morte, poder, miséria, maldade, pessimismo, tristeza, negação, dor, opressão, angústia, introspecção e favorece a auto-analise. Quando brilhante, confere nobreza, distinção, elegância, masculinidade.

Onde sapeei: Wikipédia

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Comendador

Pelo fato de uma pessoa muito especial em minha vida, um ser que amo muito, ter recebido uma comenda, me enchendo de orgulho, resolvi fazer este post. A comenda da foto é meramente ilustrativa, a recebida é outra.

Comenda é uma condecoração concedida a pessoas que se destacam em suas áreas de atuação, desde artistas, políticos e empresários até esportistas. Uma espécie de Honra do Mérito. Quando surgiu na Idade Média, a recompensa tinha um significado diferente. Naquele tempo, a comenda era um benefício dado a membros do clero ou a militares que demonstravam valentia em batalhas. "Geralmente, a comenda era algo valioso, como o título de propriedade de uma terra. Com o passar dos séculos, seu valor tornou-se simbólico, representado por diplomas ou medalhas", afirma Waldemar Baroni, heraldista (especialista em títulos e emblemas da nobreza) do Conselho Estadual de Honrarias e Mérito de São Paulo (CEHM). Se antes o comendador tinha a obrigação de defender a terra recebida contra inimigos, hoje ele não tem função definida. A distinção confere prestígio social.
Hoje, o título sobrevive no cerimonial de governos e instituições privadas, que seguem uma hierarquia de acordo com a importância do homenageado. Digamos que é, nos dias de hoje, como se fosse Doutor. A diferença é que em muitos casos põe-se uma gravata e se autodenomina Doutor, já comendador foi denominado, deram-lhe a comenda como forma de reconhecimento por um grande feito em sua área.
"O menor grau é cavaleiro, seguido de oficial, comendador, grande oficial, grão-cruz e, quando existe, grão-colar", afirma outro heraldista, Adilson Cezar, também do CEHM.

Esse meu amor deveria receber mais uma comenda, reconhecendo sua humildade.

Onde sapeei: Topografia UFSC