quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Bolinha de Sabão

Quem nunca brincou de fazer bolinha de sabão?

Confesso que até hoje bate uma vontade de ver aquelas bolas lindas e coloridas sairem voando pelo ar e estourarem ou sumirem das vistas.

Estava eu aqui, escutando minhas músicas no computador e de repente começou a tocar a música Bolinha de Sabão, do Trio Esperança. Não resisti e nesse momento eu decidi qual seria o post do dia de hoje - uma das minhas paixões.

Posso dizer que sim, que tive infância (caso alguns se façam esta pergunta ao ler este post) e ela foi tão intensa que até hoje resiste.

O fascínio, por alguns, pelas bolinhas de sabão é tão grande que elas já serviram até de título de músicas de diversos autores, dentre eles Paulo Simões e até mesmo de Claudia Leite e Ramon Cruz. Além disso, deu nome a uma boneca da Estrela e a indústria ainda fatura muito com a fabricação do brinquedo que solta as tão coloridas bolinhas.

Fazer bolinhas de sabão é muito fácil: basta misturar água e detergente (ou sabão em pó) e para que a bolinha dure mais tempo e apresente cores mais vivas, acrescente um pouco de xarope de milho (imitação de mel), aí é so mergulhar um aro - do tamannho desejado - e assoprar; as bolinhas nascem como mágica e a gente se diverte.

"Curiosidade sobre bolas de sabão: Quando formamos uma bola de sabão, ela fica colorida e as cores correndo pela superfície, isso ocorre pela reflexão da luz que bate na bolha. A luz visível apresenta luz de todas as cores. Como a espessura do filme da bolha de sabão não é uniforme, na superfície irão aparecer partes com diferentes efeitos de cores lindas."

Bolinha de Sabão com Trio Esperança

6 comentários:

Osório Filho disse...

Também amo bolinhas de sabão!
Dia desses teve uma cena memorável em plena área comercial da 408/409 Norte. Tinha alguém no meio da rua que soltava bolinhas. Vááááááááárias!
De repente, todo o céu em volta de onde ele tava, a rua, os blocos, tava tudo cheio de bolinhas, lindamente.
E o céu, como de costume por aqui, estava lindo, o que só fez ficar tudo mais bonito e inocente...

Foi bem bom. Pena que eu não estava com uma máquina a tiracolo para tirar uma foto... Valeu a memória! :)

Thayze Darnieri disse...

Sentado na calçada de canudo e canequiinha, dumplec duplim.. Eu vi um garotinho, dumplec duplim.. Fazendo uma bolinha, dumplec duplim.. Bolinha de sabão!

Ai, também adooro bolinha de sabão!
E antes de me contar o segredo do xarope de milho minhas bolinhas de sabão viam o ar e esplodiaam. =/

... lembrei, agora, do Goran e o seu misto de fascínio e medo pelas bolinhas de sabão!

Vitor Veríssimo disse...

muito bem lembrado thay...o goran e as bolinhas...uma comedia....

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Adorava fazer bolinhas duplas...
Antes que uma saisse, eu fazia outra e daí soltava...

E esse colorido, sempre foi mágico pra mim...

Cecilia Barroso disse...

Gente! Esse post me deu uma saudade da minha infância!
Mas até hoje as bolinhas de sabão fazem a festa lá em casa. O Digo adoro!

Beijocas