quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Velcro


Dando continuidade a uma ideia, falo hoje de uma invenção simples, mas que mudou a história da humanidade, com exageros ou não de minha parte.

Velcro é a marca de um conector consistido em ganchos e voltas usado para conectar objetos. O termo VELCRO é marca registrada na maioria dos países para uma empresa dos Estados Unidos.

O velcro foi inventado em 1941 por Georges de Mestral, um engenheiro da Suíça. Ele inspirou-se após analisar atentamente as sementes de Arctium que grudavam constantemente em sua roupa e no pêlo de seu cão durante sua caminhadas diárias pelos Alpes. Georges examinou o material através de um microscópio e distinguiu diversos filamentos entrelaçados terminando em pequenos ganchos, causando a potente aderência dos carrapichos nos tecidos. Por fim concluiu ser possível a criação de uma material para unir dois materiais de maneira reversível e simples que consiste em duas camadas: o lado do gancho, que é um pedaço de tecido coberto por pequenos ganchos plásticos; o lado da volta, que é cobertos por ainda menores pedaços de voltas plásticas. Existem variações para o sistema que incluem, por exemplo, ganchos em ambos as camadas. Quando os lados são pressionados os ganchos envolvem as voltas e as peças são mantidas juntas. Quando as camadas são separadas é gerado um som bastante característico do material. Desenvolveu então o produto e submeteu a idéia para patente em 1951. O pedido suíço foi seguido por outras patentes nacionais, desta vez através de sua companhia Velcro S.A. A partir do relatório descritivo da patente estado-unidense pode-se ver a aparente simplicidade da invenção. O nome VELCRO é uma referência as palavras em francês velours (que significa veludo) e crochet (que significa gancho). Atualmente o uso e aplicação do produto são várias, e a palavra velcro tornou-se um termo genérico para referir-se ao material.


Onde sapeei: Wikipédia, Floral Images (UK) e Talvez Útil.

4 comentários:

Thayze Darnieri disse...

... e não é? mudou a minha vidaa!
achava qe fecho ecler era velcro, e o zíper nada tinha a ver com isso.

... como assim referencia em voce mesmo?

... mais uma vez, a imagem em super macro dá além do choque, toda a explicação do texto.

... uhuu, falta um pouco mais de uma semana para eu ter um post "talvez util" no "verdeelaranja".

Vitor Veríssimo disse...

huauhauah..pode até ser contra a ABNT, mas tenho pq me valorizar ne...falei coisa ae q ja disse aq no blog...logo...referencia...rs

railer disse...

adorei a foto!
valeu pela informação. sempre aprendo aqui.

Osório Filho disse...

Hummmm...
Realmente é muito interessante a história do velcro....
A imagem ficou perfeita mesmo!!!!!
Só ela já diz tudo, né?
:)))