sábado, 17 de janeiro de 2009

Medusa


Desde criança, os mitos gregos sempre me encantaram. O que mais me marcou, de fato, foi o da Medusa. A história da linda mulher que teve seus cabelos transformados em cobras e transformava os homens em pedra ao olhar-lhes me fascinou. Na verdade, sempre admirei e tive pena dessa mulher, que foi apenas uma vítima da inveja.

Na mitologia grega, Medusa era a única mortal das três irmãs Górgonas, que eram Medusa, Esteno e Euríale.
Górgonas era a alcunha que se dava a três das filhas de Fórcis e Ceto. As três irmãs eram extremamente belas e seus cabelos, invejáveis. Eram, todavia, desregradas e sem escrúpulos, fato que causou a irritação dos demais deuses, principalmente de Atena, que se admirou em ver que a beleza das Górgonas as fazia exatamente idênticas a ela. Então, Atena, invejosa da beleza delas, deformou-lhes a aparência, determinada a diferenciar-se. A deusa da sabedoria transformou os belos cachos das irmãs em ninhos de serpentes letais e violentas, que picavam suas faces. Ainda, transformou seus belos dentes em presas de javalis, fez com que seus pés e mãos macias se tornassem frio e pesado bronze e cobriu suas peles com escamas douradas. Para piorar, Atena condenou-as a transformar em pedra tudo aquilo que pudessem contemplar seus olhos. Assim, o belo olhar das Górgonas se transformou em algo perigoso.

Perseu foi o responsável pela morte de Medusa, decapitando-a. Para tal, usou um escudo tão polido que parecia um espelho e colocou-o à sua frente. Medusa não poderia petrificá-lo, pois ele não a estava olhando diretamente, o que a fez indefesa. Assim, Perseu enfiou uma espada no seu pescoço, do qual havia duas veias jorrando sangue – de uma, um veneno mortal e de outra, um fluido que poderia ressuscitar qualquer morto.


5 comentários:

Cecilia Barroso disse...

Como sempre o seu blog fala sobre coisas superinteressantes e que fascinam qualquer um.

ADOREI!!!

Thayze Darnieri disse...

Estar ao seu lado é sempre um aprendizado continuo!

... incrivel, como nunca tinha "ouvido" a história até o final. Não sabia como havia sido a morte da Medusa.

Bruna Bites disse...

Vitor é cultura...
Como disse a Thayze, nunca tinha ouvido toda a história. E olha que gosto muito de mitologia.
Adorei a informação e espero ler mais coisas assim por aqui.
Beijão.

Unknown disse...

Sinto que meu cabelo é da Medusa as vezes...
Sei lá parece que ele vai agredir qualquer um que chega perto de mim.
Se brincar agredi até a minha pessoa também...

Vou raspaaaaaaaaaar meu cabelo...
Assim fico livre ou então compro shampoo Dove....
kkkkkkkkkkkkk

Remi disse...

eu também tinha muit pena da Medusa quando era pequeno! Eu não achava ela má que nem ela aparecia na maioria dos desenhos!