domingo, 11 de janeiro de 2009

Índia


No último dia 2, fui com uma pessoa muito especial a um restaurante indiano e de fato me encantei. Devido a isso resolvi publicar aqui uma breve "matéria" sobre esse país e sua culinária, bem apimentada.
A Índia está localizada no centro-sul da Ásia, tendo como capital Nova Délhi. O nome oficial do país é República da Índia (Bharat Juktarashtra) e tem como idioma oficial o hindi.
O hinduísmo e o islamismo são as principais religiões seguidas pelo povo indiano.
A economia da Índia tem as suas bases principalmente em produtos agrícolas, mas também na pecuária, mineração e indústrias, sem mencionar o turismo, um grande gerador de emprego e renda.
A cultura indiana é muito rica e diversificada. É uma cultura milenar que recebeu, com o passar dos séculos, várias influências orientais e ocidentais. Representa uma das civilizações mais antigas da história. Consquistou sua independência da coroa britânica de forma pacífica com a liderança de Mohandas Karamchand Gandhi (Mahatma Gandhi).
Tem Pratibha Patil como Presidente e Manmohan Singh como Primeiro-Ministro.
A dieta indiana é majoritariamente vegetariana e a arte de combinar os alimentos com diferentes temperos e especiarias sempre foi um motivo de pesquisa e fascínio desde muito tempo. A comida é ricamente temperada, contendo vários tipos de especiarias e muita pimenta.
Vale a pena conhecer um pouco mais da história desse país e apreciar a sua deliciosa culinária. Indico pedir Lassi, uma bebida a base de iogurte que corta o forte ardido da pimenta.
Um grande símbolo é o Ganesh, que é uma das mais conhecidas e veneradas representações de Deus. Ganesh é o símbolo das soluções lógicas, e deve ser interpretado como tal. Seu corpo é humano enquanto que a cabeça é de um elefante, e ao mesmo tempo, seu transporte (vahana) é um rato. Dessa forma Ganesh representa uma solução lógica para os problemas, ou "Destruidor de Obstáculos".
O culto de Ganesh é amplamente difundido, mesmo fora da Índia. Seus devotos são chamados Ganapatyas.
Um vídeo com as belezas da Índia
Onde pesquisei: www.wikipedia.org e www.ideariumperpetuo.com/culinaria_indiana.htm

4 comentários:

Osório Filho disse...

Realmente uma delícia de comida e de país!!!

Nos melhores dos sentidos possíveis!

Cecilia Barroso disse...

Excelente post! A cultura indiana é muito curiosa mesmo.

Outro dia estava vendo um documentário na TV e vi um templo dedicado exclusivamente aos ratos. Não era uma coisa muito bonita de ver não...

Tenho muita curiosidade de experimentar a comida de lá.

Beijocas

Thayze Darnieri disse...

muita cultura com "talvez útil"! =)
aprendeendo e descobrindo coisas.

... também não conheço a comida indiana.

Vitor Veríssimo disse...

oi?